A origem do Coworking

O primeiro coworking de que se tem notícias foi criado em 2005, por Brad Neuberg, nos Estados Unidos. Recente, né? Bom, a execução sim mas o conceito já existia há muito mais tempo!

Em 1903, o arquiteto Frank Lloyd Wright projetou o Larkin Administration Building, também nos EUA, um dos primeiros prédios de escritórios abertos, que eles chamavam de “open office”. Ainda não tinha o formato moderno que conhecemos hoje mas foi o primeiro sinal de existência.

Nos anos 80, uma nova semente foi plantada: empresas dos EUA e da Europa, pra conter gastos, derrubaram literalmente paredes dos espaços de trabalho pra afim de acomodar mais gente. Não foi uma escolha conceitual ou estética e sim financeira mas acabou dando certo!

Em 2000 surge o nome coworking! A definição, criada por Bernard Dekoven, ainda não é relacionada a espaços físicos e sim no conceito: “trabalhar juntos como iguais”. E então em 2005 finalmente o nome e o conceito se unem ao formato moderno do coworking moderno.

Ah, pra quem ficou curioso, o primeiro coworking brasileiro se chama Impact Hub, está situado em São Paulo e foi construído em 2007. Hoje existem quase 60 unidades dele espalhadas pelo mundo!

E ai, curtiu saber um pouco sobre a origem deste universo remoto?


Campus Girassol Coworking 🌻 Espaço de trabalho para você e sua equipe remota. Localização acessível, planos flexíveis, num ambiente produtivo, interativo, acolhedor e muito acessível. Experimente uma diária grátis, basta agendar pelo WhatsApp no link da bio @campusgirassolcoworking

#coworkingbrasil #coworking #coworkingsjc #sjcampos #sjc #coworkingsp #trabalhocompartilhado #economiacompartilhada #coworkingbr #campusgirassolcoworking #campusgirassol #girassolcoworking #saojosedoscampos #economiacolaborativa #networking #enderecocomercial #escritoriovirtual #trabalhoremoto #homeoffice #homeofficesjc #anywhereoffice#coworkinglife